SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Intervenciones en las funciones ejecutivas durante la niñez temprana: revisión de la literaturaEncuesta y evaluación de accesibilidad de aplicaciones para apoyar el aprendizaje de niños con diagnóstico de transtorno del espectro autista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versión impresa ISSN 1519-0307versión On-line ISSN 1809-4139

Resumen

MOURA, Alanna Moura e; SANTOS, Bruna Monyara Lima dos  y  MARCHESINI, Anna Lúcia Sampaio. O brincar e sua influência no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 24-38. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v21n1p24-38.

Este artigo busca proporcionar reflexões acerca dos impactos da brincadeira sobre aspectos do desenvolvimento infantil, especificando a necessidade de intervenções que estimulem a prática do brincar em crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Visto que a experiência do brincar perpassa o campo biopsicossocial, faz-se necessário pensar como esse processo atravessa as crianças com TEA diante das peculiaridades de se relacionar com o outro e com o mundo. A revisão teórica foi produzida com base na perspectiva sócio-histórica de Vygotsky, por meio de livros e levantamentos teóricos de publicações entre os anos 2010 e 2020, selecionados em plataformas digitais. Como resultado, entende-se que o estímulo das experiências proporcionadas pelo brincar promove um enriquecimento de estruturas psicológicas, levando à construção de sujeitos cada vez mais autônomos. Tal capacidade não deve ser limitada quando se fala de crianças com TEA, que, por meio de mediação e estímulos adequados, possuem condições de se desenvolver brincando.

Palabras clave : Brincar; Autismo; Desenvolvimento infantil; Transtorno do espectro autista; Psicologia infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License