SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Playing and its influence on the development of children with autism spectrum disorderEcological assessment of executive functions: an integrative review study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

SCOTINI, Carolina Yoshida; ORSATI, Fernanda Tebexreni  and  MACEDO, Elizeu Coutinho de. Levantamento e avaliação da acessibilidade de aplicativos para apoio ao aprendizado de crianças com diagnóstico de transtorno do espectro autista. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 39-67. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v21n1p39-67.

O envolvimento da família é fundamental para a potencialização das intervenções e aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). O uso de aplicativos para dispositivos eletrônicos móveis (tablets) pode ser um meio complementar de tratamento e aprendizagem para crianças com TEA, como demonstra a literatura. A acessibilidade a um aplicativo de tablet é importante pois garante compreensão e operacionalidade para os usuários. O objetivo do presente estudo foi avaliar a acessibilidade de diferentes aplicativos disponibilizados para treinamento de habilidades de crianças com TEA. O estudo foi conduzido em três etapas: 1. identificação dos aplicativos disponíveis para pessoas com TEA; 2. categorização dos aplicativos em função das habilidades treinadas; e 3. avaliação e classificação dos aplicativos a partir de uma guideline específica para acessibilidade de pessoas com TEA. Entre as características mais encontradas nos aplicativos, incluem-se interfaces simples, evitar estímulos distratores e instruções claras. Entre as características que podem ser expandidas, encontram-se permitir reverter ações críticas ou confirmá-las e customização de diversas características, por exemplo. Os resultados evidenciaram a importância da lista e ranking das caraterísticas contidas na guideline de acessibilidade, pois tais características representam o que o usuário com TEA, familiares, professores e profissionais devem procurar em um aplicativo. A divulgação dessas características proporciona um guia para o desenvolvimento de novos aplicativos voltados para crianças com TEA e demonstra a necessidade de gerar novos estudos para comprovação da efetividade dos aplicativos na aprendizagem de diversas habilidades.

Keywords : Transtorno do espectro autista; Aplicativos móveis; Acessibilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License