SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Avaliação ecológica de funções executivas: um estudo de revisão integrativaInstrumentação e avaliação das medidas de pimáx e pemáx na função pulmonar de pessoas com distrofia de Duchenne: uma revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

SEGAMARCHI, Paula Racca; SEGRETTI, Letícia  e  SILVA, Jader Brito Ramos da. Associação entre funções executivas e problemas de comportamento: uma revisão integrativa de literatura. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 84-108. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v21n1p84-108.

Os problemas emocionais/comportamentais podem ser classificados como internalizantes, que compõem transtornos com sintomas ansiosos, depressivos e somáticos; e externalizantes, que se referem a transtornos com sintomas impulsivos, disruptivos ou com uso de substância. Quanto às funções executivas, são habilidades essenciais para o sucesso, seja na escola ou na vida, que promovem e organizam comportamentos direcionados a metas. Esta revisão de literatura se propôs a analisar as publicações que correlacionam esses dois temas, a fim de sintetizar criteriosamente evidências disponíveis nos últimos cinco anos e indicar possíveis rumos para futuras investigações. As informações foram obtidas em setembro de 2020 na base de dados PubMed, com os seguintes descritores: executive functions and behavior problems; executive functions and behavior problem; executive function and behavior problems; e executive function and behavior problem. Identificaram-se 98 trabalhos em inglês desde 2015. Desses, foram excluídos 15 artigos repetidos. A partir disso, foi realizada uma seleção por meio da leitura dos títulos, excluindo trabalhos cujos participantes apresentassem algum diagnóstico prévio, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), restando 20 artigos. Dos 20, dez foram excluídos após leitura do resumo, por também tratarem de crianças com condições associadas, como, por exemplo, epilepsia ou TDAH. Restaram dez artigos, que foram selecionados e analisados. Concluiu-se que há evidências a respeito da relação entre essas variáveis na literatura, indicando que as funções executivas desempenham importante papel na regulação emocional, o que reforça a importância de que avaliações amplas sejam realizadas precocemente, uma vez que a identificação de prejuízos nas funções executivas e da presença de problemas emocionais/comportamentais permite esforços quanto à prevenção dessas questões, além do desenvolvimento de estratégias de intervenção.

Palavras-chave : Funções executivas; Problemas comportamentais; Problemas emocionais; Problemas de comportamento; Autorregulação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License