SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Instrumentation and evaluation of measurements of mip and mep in the pulmonary function of people with Duchenne muscular dystrophy: a reviewPhysical activity and leisure in Down syndrome: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

SANTOS, Gislainne Thaice da Silva; MASCARENHAS, Millena Santana  and  OLIVEIRA, Erik Cunha de. A contribuição da fisioterapia no desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro autista. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 129-143. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v21n1p129-143.

O autismo é um transtorno caracterizado pelo comprometimento de algumas áreas do desenvolvimento, sendo elas a interação social, comunicação verbal e não verbal e o comportamento. Acredita-se que a fisioterapia tenha efeitos benéficos que podem contribuir para o desenvolvimento motor e auxiliar na prevenção de futuros comprometimentos, além de promover a integração social. OBJETIVO: Revisar sistematicamente a literatura sobre o papel do fisioterapeuta acerca do desenvolvimento motor em crianças com transtorno do espectro autista. MÉTODOS: Foram revisados estudos produzidos e publicados no período de 2011 a 2020, no idioma português e que pertencessem à área da fisioterapia ou áreas afins. Foram realizadas buscas nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic) e Ebsco. RESULTADOS: Foram encontradas 25 produções, das quais apenas cinco foram consideradas, pois abordaram diretamente o tema. As demais produções foram excluídas por não apresentarem relação com o objetivo do trabalho. Para analisá-las, foram considerados os resultados dos estudos, isto é, as ideias e discussões ponderadas pelos autores dos artigos selecionados. CONCLUSÕES: Os estudos analisados afirmam que a fisioterapia contribui para o aperfeiçoamento das habilidades motoras de crianças com autismo, auxiliando nas capacidades coordenativas e prevenindo limitações na execução das atividades funcionais.

Keywords : Autismo; Comportamento infantil; Desenvolvimento infantil; Fisioterapia motora; Transtorno do neurodesenvolvimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License