SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1The contribution of physiotherapy in motor development of children with autism spectrum disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

MENEZES, Raíssa Torres de; AMORIM, Ana Rita Avelino  and  BLASCOVI-ASSIS, Silvana Maria. Atividade física e lazer na síndrome de Down: uma revisão integrativa. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 144-165. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v21n1p144-165.

INTRODUÇÃO: A síndrome de Down (SD) é a forma mais comum de anormalidade cromossômica em humanos e está associada a deficiências intelectuais e fisiológicas. A atividade física é um recurso utilizado para minimizar as alterações presentes na SD. Os níveis de atividade física praticados por adultos com SD são baixos em relação à população típica, predispondo-os à obesidade e a outras doenças crônicas. Além disso, há uma série de facilitadores e barreiras que cooperam para a prática regular de atividade física e o lazer, como apoio familiar, abordagens terapêuticas, oportunidades sociais e as próprias características fisiológicas presentes na SD. OBJETIVO: Analisar evidências científicas sobre atividade física e lazer na SD, por meio de levantamento bibliográfico. MÉTODO: Foram incluídos nesta revisão integrativa artigos científicos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Cochrane Library, PEDro, PubMed e Periódicos Eletrônicos de Psicologia (Pepsic) do tipo ensaios clínicos randomizados, escritos em português e inglês no período de 2010 a 2020. RESULTADO: Foram encontrados 1.237 artigos nas buscas. Na triagem por título e resumo, foram excluídos 1.227 artigos, sendo dez artigos selecionados para a leitura na íntegra e inclusão nesta revisão. Os artigos selecionados foram agrupados em: a) correlação entre atividade física e SD e b) correlação entre lazer e SD. CONCLUSÃO: Poucos artigos abordam as temáticas investigadas neste estudo, porém, a literatura apresenta que existe baixo engajamento dessa população na prática de atividade física e baixo incentivo no envolvimento em atividades de lazer.

Keywords : Síndrome de Down; Atividade física; Lazer; Qualidade de vida; Adulto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License