SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A contribuição da fisioterapia no desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

MENEZES, Raíssa Torres de; AMORIM, Ana Rita Avelino  e  BLASCOVI-ASSIS, Silvana Maria. Atividade física e lazer na síndrome de Down: uma revisão integrativa. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 144-165. ISSN 1519-0307.  http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v21n1p144-165.

INTRODUÇÃO: A síndrome de Down (SD) é a forma mais comum de anormalidade cromossômica em humanos e está associada a deficiências intelectuais e fisiológicas. A atividade física é um recurso utilizado para minimizar as alterações presentes na SD. Os níveis de atividade física praticados por adultos com SD são baixos em relação à população típica, predispondo-os à obesidade e a outras doenças crônicas. Além disso, há uma série de facilitadores e barreiras que cooperam para a prática regular de atividade física e o lazer, como apoio familiar, abordagens terapêuticas, oportunidades sociais e as próprias características fisiológicas presentes na SD. OBJETIVO: Analisar evidências científicas sobre atividade física e lazer na SD, por meio de levantamento bibliográfico. MÉTODO: Foram incluídos nesta revisão integrativa artigos científicos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Cochrane Library, PEDro, PubMed e Periódicos Eletrônicos de Psicologia (Pepsic) do tipo ensaios clínicos randomizados, escritos em português e inglês no período de 2010 a 2020. RESULTADO: Foram encontrados 1.237 artigos nas buscas. Na triagem por título e resumo, foram excluídos 1.227 artigos, sendo dez artigos selecionados para a leitura na íntegra e inclusão nesta revisão. Os artigos selecionados foram agrupados em: a) correlação entre atividade física e SD e b) correlação entre lazer e SD. CONCLUSÃO: Poucos artigos abordam as temáticas investigadas neste estudo, porém, a literatura apresenta que existe baixo engajamento dessa população na prática de atividade física e baixo incentivo no envolvimento em atividades de lazer.

Palavras-chave : Síndrome de Down; Atividade física; Lazer; Qualidade de vida; Adulto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License