SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Social vulnerability and mental health among children and young people: report of two brazilian longitudinal studiesCortical sensorial processing of alpha rhythm in attention and hyperactivity deficit disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

SILVA, Ana Mirian da et al. Desenvolvimento neuropsicomotor, fatores socioeconômicos e neonatais em crianças de 18-36 meses que frequentam creche. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 39-57. ISSN 1519-0307.

Os primeiros anos de vida de uma criança são primordiais para o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM). Alguns fatores - biológicos, familiares ou ambientais, por exemplo - podem influenciar positiva ou negativamente a aquisição de habilidades motoras e cognitivas ao longo da vida; a creche, um ambiente de longa permanência das crianças, é um deles. Por meio de um estudo transversal, observacional e descritivo, mediante a escala de Denver II, Classificação Econômica da Associação Brasileira de Empresas e Pesquisa (Abep) e anamnese, esta pesquisa avaliou o desenvolvimento de 43 crianças que frequentam creche e têm de 18 a 36 meses, com o objetivo de caracterizar seu DNPM e compará-lo em crianças típicas e com atraso, para compreender como fatores socioeconômicos e neonatais podem influenciar esse desenvolvimento. Como resultado, a maior parte da amostra (60,47%) apresentou um desenvolvimento típico. Nas crianças em risco, observou-se que as áreas mais afetadas foram linguagem (64,71%) e motor fino-adaptativo (52,94%). Verificou-se, ainda, relação positiva entre o DNPM e os fatores socioeconômicos de escolaridade materna (p=0,024) e tempo de creche (p=0,045), e, entre os fatores neonatais, a gestação de risco teve relação negativa (p=0,028) com o DNPM. Foi observada, em conclusão, a existência de crianças com desenvolvimento questionável e atraso, especialmente na linguagem e no motor fino-adaptativo, o que reforça a necessidade de triagem, avaliação e acompanhamento delas no ambiente da creche, bem como o planejamento de intervenções precoces.

Keywords : Desenvolvimento infantil; Crianças; Creche.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License