SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Desenvolvimento neuropsicomotor, fatores socioeconômicos e neonatais em crianças de 18-36 meses que frequentam crecheProblemas emocionais/comportamentais entre uma amostra de adolescentes brasileiros durante a pandemia de Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

BARACHO, Nathalia Clemente et al. Processamento sensorial cortical do ritmo alfa no transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 58-72. ISSN 1519-0307.

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado por hiperatividade, impulsividade e/ou desatenção. Alterações nos processamentos corticais, incluindo prejuízo de atenção e concentração, são amplamente vistos na literatura. Além disso, os distúrbios do processamento sensorial são achados frequentes nesta população. O eletroencefalograma tem sido um instrumento capaz de fornecer dados em tempo real sobre o córtex cerebral. Anormalidades nas oscilações da banda alfa são encontradas em indivíduos com TDAH. Apesar de as alterações sensoriais serem relatadas nos pacientes com TDAH, poucos estudos as correlacionam com atividade cortical e com o ritmo alfa. OBJETIVO: Comparar o processamento sensorial do ritmo alfa em indivíduos com TDAH e neurotípicos por meio de técnicas eletroencefalográficas. MÉTODO: Estudo comparativo, analítico e transversal. Participaram do experimento indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 5 e 20 anos, neurotípicos e diagnosticados com TDAH. O ritmo alfa nos processamentos sensoriais corticais visual, gustativo, auditivo, olfativo e somestésico foi analisado e comparado entre os grupos. Utilizou-se o teste de normalidade de Lilliefors e o teste de Mann-Whitney. Considerou-se significante p ≤ 0,05. RESULTADOS: A média de idade geral foi de 16,25 ± 4,61 anos. Houve diminuição do ritmo alfa nas atividades de processamento cortical visual luminoso e gustativo. No entanto, houve um aumento do ritmo alfa nas atividades de processamento visual com imagem e auditivas de compreensão de fala. CONCLUSÃO: O processamento sensorial cortical do ritmo alfa é alterado em indivíduos com TDAH para algumas das atividades executadas. Contudo, novos estudos são necessários para ampliar e refinar esta análise a fim de compreender o mecanismo neurofisiológico envolvido no processamento sensorial elétrico cortical dos indivíduos com TDAH.

Palavras-chave : Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade; Eletroencefalografia; Ritmo alfa; Processamento sensorial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License