SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Cortical sensorial processing of alpha rhythm in attention and hyperactivity deficit disorderInterdisciplinary approach to assessment and intervention in feeding difficulties in autism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

Print version ISSN 1519-0307On-line version ISSN 1809-4139

Abstract

CAMPOS, Lívia Branco; SILVA, Natália Sant'Anna da; NOVAES, Rafael Angulo Condoretti Barros  and  ROCHA, Marina Monzani. Problemas emocionais/comportamentais entre uma amostra de adolescentes brasileiros durante a pandemia de Covid-19. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 87-108. ISSN 1519-0307.

Considerando a adolescência como um período com altas necessidades de interação social, é importante que estudos se voltem para a saúde mental dessa população durante o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19. O presente estudo teve como objetivos: 1) Descrever a frequência de problemas emocionais/comportamentais entre uma amostra de adolescentes em isolamento social utilizando o relato dos pais; 2) Avaliar diferenças nos problemas emocionais/comportamentais considerando as variáveis sexo e grupo etário; 3) Avaliar as chances para problemas emocionais/ comportamentais clínicos para as variáveis sexo e grupo etário. Duzentos e quarenta pais/responsáveis por adolescentes com idades entre 12-18 anos preencheram os seguintes formulários via Google Forms: Ficha de caracterização; CBCL/6-18. Os resultados apontam para problemas internalizantes, ansiedade/depressão e depressão/retraimento como mais frequentes. Meninas apresentaram maiores pontuações e maiores chances para problemas somáticos e meninos apresentaram maiores pontuações para problemas de conduta. Adolescentes mais novos pontuaram mais nas escalas: problemas sociais e problemas de atenção/hiperatividade. Adolescentes jovens têm mais chances de apresentar problemas depressivos e queixas somáticas. Tais achados demonstram a necessidade de atenção por parte de pais/responsáveis e profissionais da saúde para esses desfechos clínicos na saúde mental de adolescentes.

Keywords : Problemas de comportamento; Internalização; Externalização; Adolescente; Covid-19.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License