SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Processamento sensorial cortical do ritmo alfa no transtorno do déficit de atenção e hiperatividadeAbordagem interdisciplinar para avaliação e intervenção em dificuldades alimentares no autismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

CAMPOS, Lívia Branco; SILVA, Natália Sant'Anna da; NOVAES, Rafael Angulo Condoretti Barros  e  ROCHA, Marina Monzani. Problemas emocionais/comportamentais entre uma amostra de adolescentes brasileiros durante a pandemia de Covid-19. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 87-108. ISSN 1519-0307.

Considerando a adolescência como um período com altas necessidades de interação social, é importante que estudos se voltem para a saúde mental dessa população durante o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19. O presente estudo teve como objetivos: 1) Descrever a frequência de problemas emocionais/comportamentais entre uma amostra de adolescentes em isolamento social utilizando o relato dos pais; 2) Avaliar diferenças nos problemas emocionais/comportamentais considerando as variáveis sexo e grupo etário; 3) Avaliar as chances para problemas emocionais/ comportamentais clínicos para as variáveis sexo e grupo etário. Duzentos e quarenta pais/responsáveis por adolescentes com idades entre 12-18 anos preencheram os seguintes formulários via Google Forms: Ficha de caracterização; CBCL/6-18. Os resultados apontam para problemas internalizantes, ansiedade/depressão e depressão/retraimento como mais frequentes. Meninas apresentaram maiores pontuações e maiores chances para problemas somáticos e meninos apresentaram maiores pontuações para problemas de conduta. Adolescentes mais novos pontuaram mais nas escalas: problemas sociais e problemas de atenção/hiperatividade. Adolescentes jovens têm mais chances de apresentar problemas depressivos e queixas somáticas. Tais achados demonstram a necessidade de atenção por parte de pais/responsáveis e profissionais da saúde para esses desfechos clínicos na saúde mental de adolescentes.

Palavras-chave : Problemas de comportamento; Internalização; Externalização; Adolescente; Covid-19.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License