SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número14Possibilidades militantes na liquidez contemporâneaA desqualificação da família pobre como prática de criminalização da pobreza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

A politização (necessária) do campo da infância e da adolescência. Rev. psicol. polít. [online]. 2007, vol.7, n.14, pp. 0-0. ISSN 2175-1390.

Diferentemente de outras posições de sujeito, a criança e o jovem têm de ser traduzidos nas suas demandas dentro das sociedades modernas. A tradução coloca problemas específicos, principalmente, os de ordem política: a perspectiva societária centrada sobre o ponto de vista do adulto, molda e domina o escopo de direções e valores possíveis da convivência social. Este artigo analisa a questão da representatividade dos adultos em relação aos interesses da infância e da juventude no espaço público, tornando esses segmentos invisíveis politicamente. Argumenta-se, no entanto, que no contemporâneo o campo da infância e da adolescência se potencializa politicamente, seja a partir da construção de novos públicos que descentram o lugar da discursividade política eminente, seja pela consolidação de direitos específicos desses segmentos. Quanto a este último aspecto, discute-se sua eficácia no sentido de tornar crianças e jovens sujeitos da história, posição essa que permitiria, de fato, trazer para o campo político grupos até então excluídos.

Palavras-chave : Infância; Juventude; Representatividade; Política; História.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License