SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue14The (necessary) politicization of children's and youth's studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

NASCIMENTO, Maria Lívia do; CUNHA, Fabiana Lopes da  and  VICENTE, Laila Maria Domith. A desqualificação da família pobre como prática de criminalização da pobreza. Rev. psicol. polít. [online]. 2007, vol.7, n.14, pp. 0-0. ISSN 2175-1390.

O presente trabalho busca colocar em análise a relação entre práticas de desqualificação da família pobre e processos de criminalização da pobreza. Com Foucault e seus pensamentos sobre as relações de poder, as discussões são feitas a partir da individualização e culpabilização das famílias envolvidas em casos de destituição do poder familiar. Embora, a partir da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, não seja mais possível retirar o poder familiar sob a alegação de pobreza, são os pobres que continuam a perder seus filhos por determinação do Estado, agora sob outras alegações: abandono, negligência, maus-tratos. Essas situações são associadas a uma incompetência dos pais para cuidar de seus filhos. Enfim, criminaliza-se a família ao transformar relações sociais em problemas individuais, na medida em que a questão estrutural do capitalismo neoliberal, as relações de poder contemporâneas e a privação de direitos são descartadas nas análises explicativas de tais ocorrências.

Keywords : Infância; Destituição do poder familiar; Criminalização da pobreza; Capitalismo neoliberal; Relações de poder.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License