SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número14A relação entre ideologia e crítica nas políticas: reflexões a partir da psicologia socialO Carmo ou porque um Quilombo não quer ser um Quilombo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

ROSA, Edinete Maria; GARCIA, Maria Lúcia Teixeira  e  LEAL, Fabíola Xavier. Derrubam-se as casas: A (des)construção da questão indígena no cenário da política social. Rev. psicol. polít. [online]. 2007, vol.7, n.14, pp. 0-0. ISSN 2175-1390.

O objetivo deste artigo é refletir sobre a política social tendo por pano de fundo um episódio de confronto na luta pela posse da terra ocorrido no Espírito Santo no mês de janeiro de 2006. Tal reflexão parte do pressuposto de que a questão social e a questão ambiental não se dissociam. A análise realizada baseou-se em uma revisão teórica centrada nos principais aspectos presentes na formulação de política pública e em documentos publicados na mídia impressa capixaba que cobriram o ocorrido. Eles nos permitiram evidenciar a lógica da produção capitalista que engendra em seu discurso a bandeira do desenvolvimento sustentável presente no conflito em torno da propriedade e do uso da terra. Nesse sentido, busca-se contribuir com a reflexão sobre a questão dos povos indígenas, apontando cenas e tramas que se configuram no discurso da mídia e apontam invisibilidades de ordem ideológica.

Palavras-chave : Questão indígena; Política social; Puestão social; Política pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License