SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue15Psychoanalysis and politicsSilences and knowledges saved in the images of the pre-coup d’etat of 1964 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

ANSARA, Soraia. Memória política: construindo um novo referencial teórico na psicologia política. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.15, pp. 31-56. ISSN 2175-1390.

O presente artigo procura circunscrever o estudo da memória coletiva da repressão no Brasil dentro dos marcos de referência da psicologia social trazendo para o campo da psicologia política, a noção de memória política que desenvolvemos a partir da nossa pesquisa de doutorado, realizada em três capitais brasileiras (Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo). Com base nos discursos das lideranças comunitárias e sindicais entrevistadas e nos referenciais teóricos de Gamson (1992ab), Sandoval (1994, 2001), Halbwachs (1990) analisamos as interfaces entre memória coletiva e consciência política, procurando compreender as implicações da memória coletiva no comportamento político de pessoas que constituem diferentes gerações e que vivenciaram contextos históricos e políticos distintos. Pudemos perceber que a memória pode estimular a consciência política e proporcionar formas de ação coletiva, da mesma maneira que a existência de uma consciência política pode ser determinante na construção de uma memória política.

Keywords : Memória política; Memória coletiva; Consciência política; Comportamento político; Ditadura militar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License