SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue15Political memory: constructing a new theoretical reference in the political psychologyPolitical participation among adolescents in electoral situation of optional vote author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

HERNANDEZ, Aline  and  SCARPARO, Helena. Silêncios e saberes guardados nas imagens do pré-golpe de 1964. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.15, pp. 57-78. ISSN 2175-1390.

Embora as fotografias estejam fortemente incorporadas à cultura midiática, nota-se uma predileção em tratar dos temas fotografados antes de tratar da fotografia em si como elemento informativo. Evidencia-se, pois, a importância de analisar os elementos narrativos que o próprio dispositivo fotográfico inaugura e seu potencial de registro sobre a realidade como uma forma interessante de pesquisa psicossocial. Apresenta-se um roteiro de passos, oriundo de uma síntese de diferentes teóricos sobre a análise de imagens fotográficas e um exemplo de sua aplicabilidade: a análise de imagens da mídia sul-riograndense referentes ao período anterior ao golpe militar de 1964. A classificação e posterior análise de uma coleção de fotografias constituem um corpus de trabalho interessante à pesquisa em Psicologia, explorando aqueles elementos que não se vêem no plano superficial da imagem: marcadores informativos e narrativos guardados em seus diferentes planos. A análise fotográfica serve tanto para obtenção de dados relevantes acerca do objeto estudado quanto fonte de documentação histórica, pois resgata fatos do passado ressignificando-os no presente.

Keywords : Análise de imagens fotográficas; Psicologia política; Golpe de 1964; Memória coletiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License