SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número15Memória política: construindo um novo referencial teórico na psicologia políticaParticipação política entre adolescentes em situação eleitoral de voto facultativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

HERNANDEZ, Aline  e  SCARPARO, Helena. Silêncios e saberes guardados nas imagens do pré-golpe de 1964. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.15, pp. 57-78. ISSN 2175-1390.

Embora as fotografias estejam fortemente incorporadas à cultura midiática, nota-se uma predileção em tratar dos temas fotografados antes de tratar da fotografia em si como elemento informativo. Evidencia-se, pois, a importância de analisar os elementos narrativos que o próprio dispositivo fotográfico inaugura e seu potencial de registro sobre a realidade como uma forma interessante de pesquisa psicossocial. Apresenta-se um roteiro de passos, oriundo de uma síntese de diferentes teóricos sobre a análise de imagens fotográficas e um exemplo de sua aplicabilidade: a análise de imagens da mídia sul-riograndense referentes ao período anterior ao golpe militar de 1964. A classificação e posterior análise de uma coleção de fotografias constituem um corpus de trabalho interessante à pesquisa em Psicologia, explorando aqueles elementos que não se vêem no plano superficial da imagem: marcadores informativos e narrativos guardados em seus diferentes planos. A análise fotográfica serve tanto para obtenção de dados relevantes acerca do objeto estudado quanto fonte de documentação histórica, pois resgata fatos do passado ressignificando-os no presente.

Palavras-chave : Análise de imagens fotográficas; Psicologia política; Golpe de 1964; Memória coletiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License