SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número15Silêncios e saberes guardados nas imagens do pré-golpe de 1964O Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

BRASIL, Julia et al. Participação política entre adolescentes em situação eleitoral de voto facultativo. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.15, pp. 79-92. ISSN 2175-1390.

Este artigo visa apresentar e discutir as representações sociais (RS) que adolescentes, com idades de 16 e 17 anos, possuem sobre política a partir de dados empíricos obtidos com 50 adolescentes de uma instituição pública de Ensino Médio em Vitória-ES. Foram realizadas entrevistas utilizando a técnica de associação livre e perguntas com questões abertas. Os termos indutores utilizados para a associação livre foram “política” e “político”. Para a análise dos dados, foi utilizado o software EVOC. Verificou-se que os possíveis elementos que organizam a RS dos adolescentes sobre política são: corrupção, eleição, líder. Pôde-se perceber que na RS dos adolescentes, comumente, não foram evocadas imagens positivas da política; quando eram evocados fatores positivos, normalmente estavam ligados a um desejo de mudança ou a maneira que consideram que a política deveria ser. Constata-se que a RS que os adolescentes têm da política e dos políticos gira em torno da corrupção.

Palavras-chave : Representação social; Adolescente; Participação; Política; Político.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License