SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue15The Children and Adolescent Statute in Brazil todayLife paths of inmates and possible meanings for the prison author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

BUSSINGER, Rebeca  and  NOVO, Helerina. Trajetória de vítimas da violência: dor e solidariedade entre mães de uma associação do Espírito Santo. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.15, pp. 107-120. ISSN 2175-1390.

O sistema de justiça brasileiro tem se caracterizado, entre outros aspectos, pela morosidade, burocracia na resolução de processos e parcialidade no trato com a população. Tais fatos, associados ao aumento da violência urbana têm incentivado o sentimento de descrença no sistema de justiça por parte da população, corroborando práticas de justiçamento particular. Este trabalho se propõe a apresentar a trajetória de mães que perderam seus filhosassassinados, desde o momento do crime até a inclusão e participação na Associação de Mães e Familiares de Vítimas da Violência do Espírito Santo. Os resultados revelam que a morte dos filhos por assassinato remete às representações sociais de maternidade do grupo pesquisado, em que a reparação ao dano causado pressupõe a vingança pessoal, também incentivada pelo descrédito no sistema de justiça. Esta é abstraída do plano das ações concretas, sendo que a responsabilidade por sua efetivação é transferida a um legislador absoluto, Deus.

Keywords : Violência; Assassinato; Justiça; Mães; Representações sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License