SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número15Trajetória de vítimas da violência: dor e solidariedade entre mães de uma associação do Espírito SantoAspectos políticos da normalização da paternidade pelo discurso jurídico brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

TAVARES, Gilead  e  MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Trajetórias de vida de presidiários e possíveis sentidos para a prisão. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.15, pp. 121-138. ISSN 2175-1390.

Este trabalho constitui parte da tese de doutorado da autora. Seu objetivo foi conhecer as trajetórias de vida de internos do sistema carcerário capixaba e os sentidos atribuídos à prisão. Foi utilizada como ferramenta intelectual a abordagem teóricometodológica das Práticas Discursivas. Foram realizadas entrevistas orientadas por blocos temáticos de investigação (histórias prisionais e perspectivas futuras) com dez internos do Instituto de Readaptação Social, a penitenciária de Vila Velha (ES). Pontos recorrentes nas entrevistas foram registrados: escolaridade baixa, passagens pela polícia anterior à maioridade, falta de profissionalização, histórias de torturas e maus-tratos em presídios por onde passaram antes da chegada ao IRS. As perspectivas de vida futura apresentam-se de forma inconsistente ou ambígua, já que a conexão entre pretensões pessoais e condições para efetivá-las não é percebida como realmente viável pelo detento. Os sentidos construídos para o encarceramento podem ser representados como sofrimento, arrependimento, pagamento de dívida e sentimento de desrespeito.

Palavras-chave : Psicologia política; Presídios; Presidiários; Trajetórias de vida; Práticas discursivas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License