SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número15Trajetórias de vida de presidiários e possíveis sentidos para a prisão“Corpos marcados e fé na vida...”: Mastectomia e políticas públicas de saúde da mulher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

PERUCCHI, Juliana  e  TONELI, Maria Juracy Filgueiras. Aspectos políticos da normalização da paternidade pelo discurso jurídico brasileiro. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.15, pp. 139-156. ISSN 2175-1390.

Este artigo desdobra-se de uma pesquisa de doutorado sobre a paternidade no discurso jurídico brasileiro, desenvolvida desde a perspectiva dos estudos de gênero e da Psicologia, articulados às perspectivas de Michel Foucault e se propõe a abordar a temática da paternidade, principalmente no que se refere às questões jurídicas, estabelecendo um diálogo entre Psicologia e Direito demonstrando, assim, os aspectos políticos e sociais da normalização da paternidade pelo Direito. Parte de proposições provenientes de alguns trabalhos de Foucault, discutindo questões referentes à produção de verdades sobre a paternidade pelo discurso jurídico. Entre os resultados destacam-se os usos e efeitos da argumentação técnico-científi ca na articulação entre o discurso jurídico e outros discursos, como da Medicina e da Psicologia.

Palavras-chave : Paternidade; Aspectos políticos; Direito; Discurso jurídico; Psicologia política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License