SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue15The political dimensions of fatherhood normalization produced by brazilian legal discourse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SOUZA, Aline  and  ANDRADE, Angela Nobre de. “Corpos marcados e fé na vida...”: Mastectomia e políticas públicas de saúde da mulher. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.15, pp. 157-178. ISSN 2175-1390.

Este estudo objetivou explorar repercussões do câncer de mama na vida das mulheres e suas relações com as Políticas Públicas de Saúde. Participaram 08 mulheres que tiveram câncer de mama e realizaram o tratamento pelo SUS em Vitória/ ES. Utilizou-se a técnica de História Oral na coleta de dados que foram analisados utilizando-se a Análise de Conteúdo. As dificuldades em conseguir vaga para cirurgia aumentaram o sofrimento do diagnóstico. Após a cirurgia, as restrições das atividades cotidianas e o desejo de reconstrução da mama foram questões que as afligiram. As Políticas de Saúde contemplam na legislação esta população, entretanto, isto não se efetiva totalmente na prática. Além disso, a reconstrução mamária, garantida pelo SUS, não está sendo realizada no Espírito Santo, pois os profissionais alegam não ser suficiente o valor recebido pelo procedimento. Tais resultados apontam a necessidade da mobilização social buscando garantir que os direitos assegurados pela lei sejam cumpridos.

Keywords : Mastectomia; Políticas públicas de saúde; Reconstrução mamária; Saúde da mulher; História oral.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License