SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número15Aspectos políticos da normalização da paternidade pelo discurso jurídico brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SOUZA, Aline  e  ANDRADE, Angela Nobre de. “Corpos marcados e fé na vida...”: Mastectomia e políticas públicas de saúde da mulher. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.15, pp. 157-178. ISSN 2175-1390.

Este estudo objetivou explorar repercussões do câncer de mama na vida das mulheres e suas relações com as Políticas Públicas de Saúde. Participaram 08 mulheres que tiveram câncer de mama e realizaram o tratamento pelo SUS em Vitória/ ES. Utilizou-se a técnica de História Oral na coleta de dados que foram analisados utilizando-se a Análise de Conteúdo. As dificuldades em conseguir vaga para cirurgia aumentaram o sofrimento do diagnóstico. Após a cirurgia, as restrições das atividades cotidianas e o desejo de reconstrução da mama foram questões que as afligiram. As Políticas de Saúde contemplam na legislação esta população, entretanto, isto não se efetiva totalmente na prática. Além disso, a reconstrução mamária, garantida pelo SUS, não está sendo realizada no Espírito Santo, pois os profissionais alegam não ser suficiente o valor recebido pelo procedimento. Tais resultados apontam a necessidade da mobilização social buscando garantir que os direitos assegurados pela lei sejam cumpridos.

Palavras-chave : Mastectomia; Políticas públicas de saúde; Reconstrução mamária; Saúde da mulher; História oral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License