SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número16Los nuevos Quijotes de la psicología y la práctica social en el “tercer sector” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

HELOANI, Roberto. Sob a ótica dos pilotos: uma reflexão política sobre condições e organização do trabalho dos controladores de vôo. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.16, pp. 205-230. ISSN 2175-1390.

Neste artigo, objetivamos iniciar uma breve reflexão sobre as condições e a organização do trabalho dos controladores de vôo brasileiros, considerando suas implicações na saúde destes trabalhadores que estão imersos na atual conjuntura da denominada “crise aérea”. Instabilidade esta que vem se tornando “espetacular” do ponto de vista da mídia. Os meios de comunicação, no entanto, não parecem apresentar um esforço maior, por parte do jornalismo investigativo, no que toca à compreensão desta conjuntura de forma mais abrangente. Fato este que pode ser explicado, em parte, pela visível precarização do trabalho dos jornalistas. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido sob a lógica do método histórico-dialético, que apreende o real com sua dinamicidade. Foram realizadas entrevistas em profundidade com vinte e um pilotos de companhias aéreas brasileiras.

Palabras clave : Controladores de vôo; Crise aérea; Saúde no trabalho; Organização do trabalho; Psicologia política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )