SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue16A walk in the shoes of pilots: a political reflection on the conditions and organization of work of the flight controllersThe World Bank and the investment in the brazilian youth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

PAIVA, Ilana Lemos de  and  YAMAMOTO, Oswaldo Hajime. Os novos Quixotes da psicologia e a prática social no “terceiro setor”. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.16, pp. 231-250. ISSN 2175-1390.

O artigo desenvolve reflexão sobre as possibilidades de atuação do psicólogo no âmbito do “terceiro setor”, a partir da prática comunitária. Apesar do quadro crítico de pobreza e desigualdade social em que vivemos no país, as perspectivas atuais apontam para o fim do “Estado interventor” e para a redução do gasto público destinado às políticas sociais. Com o enxugamento do Estado, o “terceiro setor” está encarregado de pacificar a questão social, reduzindo-a ao âmbito do dever moral. Convocado ao compromisso social, o psicólogo também começa a trabalhar na fronteira da exclusão, sem questionar a funcionalidade e as implicações políticas do novo cenário. A perspectiva apresentada é a de que no campo das intervenções sociais, e mais acentuadamente no “terceiro setor”, os psicólogos seriam “novos quixotes”, agindo com boa vontade, com grandes sonhos de transformação, mas realizando ações que não partem de uma leitura crítica e adequada da realidade, não enxergando suas possibilidades reais e seus limites de atuação. Por fim, defendemos que se deve buscar, com a inserção profissional, melhorar a qualidade de vida e o bem-estar, através de uma intervenção proativa, buscando o desenvolvimento, a organização e a emancipação das pessoas, grupos e comunidades.

Keywords : Psicologia comunitária; Intervenção psicossocial; Terceiro setor; Compromisso social; Emancipação humana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )