SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número16Sob la óptica de los pilotos: una reflexión política sobre condiciones y organización del trabajo de los controladores de vuelo en BrasilEl Banco Mundial y la inversión en la juventud brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

PAIVA, Ilana Lemos de  y  YAMAMOTO, Oswaldo Hajime. Os novos Quixotes da psicologia e a prática social no “terceiro setor”. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.16, pp. 231-250. ISSN 2175-1390.

O artigo desenvolve reflexão sobre as possibilidades de atuação do psicólogo no âmbito do “terceiro setor”, a partir da prática comunitária. Apesar do quadro crítico de pobreza e desigualdade social em que vivemos no país, as perspectivas atuais apontam para o fim do “Estado interventor” e para a redução do gasto público destinado às políticas sociais. Com o enxugamento do Estado, o “terceiro setor” está encarregado de pacificar a questão social, reduzindo-a ao âmbito do dever moral. Convocado ao compromisso social, o psicólogo também começa a trabalhar na fronteira da exclusão, sem questionar a funcionalidade e as implicações políticas do novo cenário. A perspectiva apresentada é a de que no campo das intervenções sociais, e mais acentuadamente no “terceiro setor”, os psicólogos seriam “novos quixotes”, agindo com boa vontade, com grandes sonhos de transformação, mas realizando ações que não partem de uma leitura crítica e adequada da realidade, não enxergando suas possibilidades reais e seus limites de atuação. Por fim, defendemos que se deve buscar, com a inserção profissional, melhorar a qualidade de vida e o bem-estar, através de uma intervenção proativa, buscando o desenvolvimento, a organização e a emancipação das pessoas, grupos e comunidades.

Palabras clave : Psicologia comunitária; Intervenção psicossocial; Terceiro setor; Compromisso social; Emancipação humana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )