SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número16Os novos Quixotes da psicologia e a prática social no “terceiro setor”A concepção de cidadania como conjunto de direitos e sua implicação para a cidadania de crianças e jovens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SOUZA, Regina Magalhães de  e  ARCARO, Nicolau Tadeu. O Banco Mundial e o investimento na juventude brasileira. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.16, pp. 251-270. ISSN 2175-1390.

Este artigo analisa três documentos referentes à juventude produzidos nos anos 2000 pelo Banco Mundial, com o propósito de identificar a posição atribuída ao jovem indivíduo objeto de políticas públicas. Além do investimento no capital humano juvenil, os documentos prescrevem o investimento do jovem em si mesmo, atribuindo pelo menos parte do êxito das políticas e medidas à atividade do jovem indivíduo. A atividade individual também pode ser detectada no deslizamento da noção de “situação de risco” para a noção de “comportamento de risco” e na noção de “participação” prescrita à juventude. Tanto a noção de comportamento quanto a de participação baseiam-se na atividade, mas na atividade heterônoma, desprovida de refl exão, crítica e discernimento. Sob a aparência de uma maior responsabilização do jovem indivíduo pelos destinos de sua vida, abre-se a possibilidade de controle do comportamento. A psicologia nomeada como “ecologia do desenvolvimento humano” é usada como sustentação desse discurso de poder.

Palavras-chave : Juventude; Banco Mundial; Desenvolvimento humano; Participação; Comportamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )