SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número16A concepção de cidadania como conjunto de direitos e sua implicação para a cidadania de crianças e jovens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

BRUSSINO, Silvina; RABBIA, Hugo  e  SORRIBAS, Patricia. Uma proposta de categorização da participação política de jovens cordobeses. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.16, pp. 285-304. ISSN 2175-1390.

Este trabalho pesquisa a estrutura subjacente das práticas políticas de 300 jovens de Córdoba-Argentina entre 18 e 30 anos. A partir de uma análise cluster hierárquica de agrupamentos de variáveis-intra-grupos, se obtiveram três agrupamentos que incluem a participação partidarismo-sindical, a participação da comunidade e a participação expressiva, e refletem a categorização de 76% dos casos puros. A proposta de taxonomia foi validado por uma análise fatorial de componentes principais e foi replicado em uma amostra de 2003 com 278 Cordobeses de todos os grupos etários. Além disso, o artigo traça perfis descritivos dos jovens em cada cluster, considerando variáveis sócio-demográficas e atitude.

Palavras-chave : Psicología política; Participação política; Comportamento político; Tipos de participação política; Jovens.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )