SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número16Diversidade sexual, educação e sociedade: reflexões a partir do Programa Nacional do Livro DidáticoIlustrações do silêncio e da negação: a ausência de imagens da diversidade sexual em livros didáticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

VIANNA, Cláudia  e  RAMIRES, Lula. A eloqüência do silêncio: gênero e diversidade sexual nos conceitos de família veiculados por livros didáticos. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.16, pp.345-362. ISSN 2175-1390.

Este artigo busca examinar as ocorrências homofóbicas no que diz respeito à diversidade sexual e às relações de gênero presentes nos modelos de família expressos nos livros didáticos avaliados e distribuídos pelo governo federal, em uso nos anos 2007 e 2008. Foram selecionados 67 dos 98 livros didáticos mais distribuídos nas escolas públicas brasileiras do ensino fundamental e médio. Constatou-se que a inexistência de alusões explícitas aos homossexuais e/ou à homossexualidade nos modelos de família é um silenciamento sobre a diversidade sexual. A interpretação dos dados permitiu concluir que - apesar dos avanços decorrentes da abundância de imagens e exercícios voltados para a introdução de alguns aspectos para além dos padrões tradicionais de família - a ausência da diversidade sexual e, portanto, de famílias homoparentais nos livros examinados é expressão das relações de poder que sustentam um modelo ainda patriarcal e heterossexual de família. Além disso, a naturalização da heterossexualidade sustenta a possibilidade da homofobia e a legitima ao excluir outras formas de família para além do modelo hegemônico.

Palavras-chave : Homofobia; Família; Livro didático; Diversidade sexual; Relações de gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )