SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue16The eloquence of silence: gender and sexual diversity in the concepts of family disseminated by school textbooks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

FONTES, Malu. Ilustrações do silêncio e da negação: a ausência de imagens da diversidade sexual em livros didáticos. Rev. psicol. polít. [online]. 2008, vol.8, n.16, pp. 363-378. ISSN 2175-1390.

Este artigo analisa os sentidos e as implicações da ausência de imagens relacionadas às idéias de diversidade sexual, nos livros distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), cuja inclusão é recomendada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) - Orientação Sexual. Tendo como evidência uma amostra constituída de 70% dos livros mais distribuídos nas escolas públicas, constatou-se a inexistência de quaisquer ilustrações da temática homossexual nesse material. O artigo propõe uma leitura dos significados e das conseqüências desse silenciamento para as políticas afirmativas das minorias sexuais. Além disso, considera as possibilidades de contribuição implícita dos conteúdos didáticos para a manutenção de comportamentos sociais homofóbicos no Brasil.

Keywords : Heteronormatividade; Diversidade sexual; Livros didáticos; Homofobia; Homossexualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )