SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue17The building of the Brazilian National DST/Aids Program as a standpoint to the inclusion of citizen rights in the governmental agenda author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

BERNARDES, Anita; PELLICCIOLI, Eduardo  and  GUARESCHI, Neuza. Saúde pública: publicização do Brasil. Rev. psicol. polít. [online]. 2009, vol.9, n.17, pp. 11-24. ISSN 2175-1390.

Este artigo objetiva problematizar o público na articulação com a constituição do campo da saúde pública no Brasil. Trata-se de uma genealogia do público no que tange aos modos como este se aproxima do campo da saúde e às formas de subjetivação produzidas nessa articulação. A emergência desse campo encontra suas condições de possibilidade na formulação do público como um dispositivo da modernidade. Para a construção dessa discussão, serão utilizadas algumas linhas histórico-políticas referentes à saúde pública no Brasil. Tais estratégias subsidiam a compreensão do campo da saúde pública como um território do outro, um outro desfiliado do privado, um outro que expressa o modo de existência de certa formação histórica que publiciza aquilo que lhe escapa.

Keywords : Dispositivo; Público; Saúde pública; Formas de subjetivação; Modernidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )