SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue17The building of the Brazilian National DST/Aids Program as a standpoint to the inclusion of citizen rights in the governmental agendaAdolescence and penal majority: reflections from the psychology and of the right author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

GOUVEIA, Raimundo  and  CAMINO, Leoncio. Análise psicossocial das visões de ativistas LGBTs sobre família e conjugalidade. Rev. psicol. polít. [online]. 2009, vol.9, n.17, pp. 47-65. ISSN 2175-1390.

O preconceito tem provocado a estigmatização de homossexuais a partir dos comportamentos sexuais, mas também a sua organização política. Este movimento político-cultural tem conseguido a inclusão de alguns direitos civis na jurisprudência de vários países, os quais vinham sendo negados a partir da orientação sexual. Neste estudo, procura-se entender como se articulam os discursos oriundos do movimento homossexual a respeito da conjugalidade e da realização pessoal. Observa-se que a aspirações dos militantes não consideram necessariamente uma revolução nos modos de constituição familiar. No Brasil, os(as) heterossexuais não precisam mais registrar seus relacionamentos para merecerem a proteção da lei; os(as) homossexuais reivindicam os mesmos direitos. Estas reivindicações não parecem fundamentadas apenas na necessidade de legalizar suas relações, mas de conquistar a isonomia de direitos com os(as) heterossexuais.

Keywords : Valores sociais; Movimento homossexual; Orientação sexual; Preconceito; Direitos civis.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )