SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue17The history of the politics insertion of the woman in Brazil: a trajectory from the private to the public spacesThe experience of collectivization in a MST (Landless People’s Movement) land reform settlement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SILVA, Juraci Maria da. Contato racial, atitude e tomada de decisão na identificação de raças diferentes da própria raça: implicações em sociedades multirraciais. Rev. psicol. polít. [online]. 2009, vol.9, n.17, pp. 101-111. ISSN 2175-1390.

Diferentes medidas de contato apresentaram relações distintas a discernimento e critérios de tomada de decisão. De forma significativa, mais afrodescendentes mencionaram ter amigos latinos brancos do que latinos brancos mencionaram ter amigos afrodescendentes. Ter amigos e sair /passar tempo com indivíduos de raças diferentes não se associava à capacidade cognitiva de discernir os rostos, mas sim com o uso de um critério mais rigoroso de tomada de decisão. Trabalhar de perto com membros de uma outra raça não se associava a discernimento ou a critérios de tomada de decisão. Os resultados sugerem que o reconhecimento dentro da própria raça e fora dela está relacionada ao tipo de interação em grupo e pode depender do mesmo. Assim, no reconhecimento fora da própria raça, a capacidade de discernir os rostos não é (necessariamente) o melhor preditor de como as decisões são tomadas. Mecanismos diferentes estão envolvidos na tomada de decisão, versus reconhecer simplesmente um rosto de outra raça, e o contato e as atitudes provavelmente influenciam estas decisões, com implicações críticas para sociedades multirraciais.

Keywords : Testemunha ocular; Identificação; Tomada de decisão; Atitudes/preconceito; Contato interracial; Relações raciais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )