SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17A história da inserção política da mulher no Brasil: uma trajetória do espaço privado ao públicoA experiência de coletivização em um assentamento de reforma agrária do MST índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SILVA, Juraci Maria da. Contato racial, atitude e tomada de decisão na identificação de raças diferentes da própria raça: implicações em sociedades multirraciais. Rev. psicol. polít. [online]. 2009, vol.9, n.17, pp. 101-111. ISSN 2175-1390.

Diferentes medidas de contato apresentaram relações distintas a discernimento e critérios de tomada de decisão. De forma significativa, mais afrodescendentes mencionaram ter amigos latinos brancos do que latinos brancos mencionaram ter amigos afrodescendentes. Ter amigos e sair /passar tempo com indivíduos de raças diferentes não se associava à capacidade cognitiva de discernir os rostos, mas sim com o uso de um critério mais rigoroso de tomada de decisão. Trabalhar de perto com membros de uma outra raça não se associava a discernimento ou a critérios de tomada de decisão. Os resultados sugerem que o reconhecimento dentro da própria raça e fora dela está relacionada ao tipo de interação em grupo e pode depender do mesmo. Assim, no reconhecimento fora da própria raça, a capacidade de discernir os rostos não é (necessariamente) o melhor preditor de como as decisões são tomadas. Mecanismos diferentes estão envolvidos na tomada de decisão, versus reconhecer simplesmente um rosto de outra raça, e o contato e as atitudes provavelmente influenciam estas decisões, com implicações críticas para sociedades multirraciais.

Palavras-chave : Testemunha ocular; Identificação; Tomada de decisão; Atitudes/preconceito; Contato interracial; Relações raciais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )