SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17Contato racial, atitude e tomada de decisão na identificação de raças diferentes da própria raça: implicações em sociedades multirraciaisA “construção” do terceiro setor no Brasil: da questão social à organizacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

GROFF, Apoliana; MAHEIRIE, Kátia  e  PRIM, Lorena. A experiência de coletivização em um assentamento de reforma agrária do MST. Rev. psicol. polít. [online]. 2009, vol.9, n.17, pp. 113-128. ISSN 2175-1390.

O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender os sentidos e significados do singular e do coletivo em um assentamento de reforma agrária do MST. O artigo discute questões, tais como, a experiência de coletivização em um assentamento de reforma agrária do MST, a luta pela terra como forma de superação do processo de exclusão social e inclusão perversa e o sofrimento ético-político. Para a realização da pesquisa, fez-se uma imersão de cinco dias no assentamento, onde se acompanhou o cotidiano dos assentados. Para apreensão das informações, foram realizadas entrevistas gravadas e observações assistemáticas registradas em diário de campo. O processo de análise das informações se deu por meio de uma análise de conteúdo. Os resultados apontam que a experiência de coletivização vivenciada pelos sujeitos, os potencializou para o enfrentamento de questões subjetivas, materiais e éticas, presentes no processo dialético de exclusão/inclusão social. Por meio de relações de cooperação e solidariedade, eles puderam superar o sofrimento ético-político, na construção do singular/ coletivo, possibilitando espaços de (re)criação na ótica do ético-político.

Palavras-chave : Assentamento; MST; Coletivização; Dialética exclusão/inclusão; Sofrimento ético-político.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )