SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17A “construção” do terceiro setor no Brasil: da questão social à organizacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

BARBOZA, Renato  e  LOPES, Tarsio Vinicius. Organizações não governamentais na região da Amazônia legal brasileira: o caso da saúde. Rev. psicol. polít. [online]. 2009, vol.9, n.17, pp. 149-169. ISSN 2175-1390.

Este artigo apresenta um estudo exploratório que identifica e caracteriza a atuação das Organizações Não Governamentais na região da Amazônia Legal brasileira, no marco do desenvolvimento do Terceiro Setor no país. A coleta de dados utilizou como principal fonte de informação, o quadro de instituições filiadas da Associação Brasileira de ONGs. Posteriormente, as entidades foram agrupadas em duas tipologias: “ONGs responsáveis por redes que congregam outras entidades” e “ONGs que não atuam prioritariamente em redes”. Dada a relevância dessas organizações no Setor Saúde para a consolidação da intersetorialidade no Sistema Único de Saúde, as ONGs que atuam nesse Setor, foram discutidas como um caso específico. O artigo indica alguns caminhos para o fortalecimento das políticas públicas de saúde, na interface entre o Estado e as ONGs da Amazonia Legal, onde o poder público ainda apresenta uma baixa institucionalidade, na oferta de serviços de promoção e prevenção para população.

Palavras-chave : Terceiro setor; ONG; Gestão; Relação Estado/sociedade civil; SUS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )