SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número18Por que é importante para a psicologia política estudar o direito?Psicologia politica para a democracia, os direitos humanos e desenvolvimento acadêmico: partilhando as experiências de Costa Rica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

LIMA, Aluísio Ferreira de; CIAMPA, Antonio da Costa  e  ALMEIDA, Juracy Armando Mariano de. Psicologia social como psicologia política?: A proposta de psicologia social crítica de Sílvia Lane. Rev. psicol. polít. [online]. 2009, vol.9, n.18, pp. 223-236. ISSN 2175-1390.

O artigo retoma a discussão de Práxis em Psicologia Social, ressaltando a relação desta com a transformação das condições sociais e individuais. Tomando como ponto de partida as proposições de Silvia Lane sobre a Psicologia Social Crítica, defendese que esta deve estar a serviço da emancipação, desenvolvendo uma práxis critica e criadora. A noção de práxis é apresentada como o resultado do movimento entre teoria e prática que se dá a partir de um processo dialético, colocando a possibilidade transformadora como exigência da reflexão teórica. O que se pede ao pesquisador é um comprometimento com processos emancipatórios, com a superação de situações pessoais e sociais intoleráveis. A proposta é a afirmação de uma Psicologia Social Crítica aberta para novos modos de ser e agir, preocupada com os projetos de vida individuais e com a dinâmica dos processos históricos-sociais.

Palavras-chave : Teoria; Prática; Práxis; Psicologia social crítica; Emancipação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )