SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número18Psicologia social como psicologia política?: A proposta de psicologia social crítica de Sílvia LaneO pessoal torna-se político: o papel do Estado no monitoramento da violência contra as mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

GONZALEZ-SUAREZ, Mirta. Psicologia politica para a democracia, os direitos humanos e desenvolvimento acadêmico: partilhando as experiências de Costa Rica. Rev. psicol. polít. [online]. 2009, vol.9, n.18, pp. 237-257. ISSN 2175-1390.

A psicologia é imersa na política, que é um eixo transeversal de acção directamente relacionado com a tomada de decisões no contexto das estruturas de poder. Este artigo diz ao respeito do desenvolvimento de uma visão política para a mudança social baseada na Faculdade de Psicologia da Universidade de Costa Rica. Analisa o contexto histórico-social, a regulamentação das universidades, os objectivos da corrida e algumas notáveis experiências na luta pelos direitos humanos. Refere-se à psicologia da libertação como opção ética, que envolve os profissionais independentes e uma visão de passado e futuro, em benefício da saúde mental e desenvolvimento das pessoas, especialmente aquelas mais vulneráveis e exploradas. As aulas centram-se na necessidade de reforçar a autoconhecimento que proporciona uma sinergia entre as universidades, organizações e o Estado para a construção participativa de políticas públicas, incluindo a posição de solidariedade na distribuição dos recursos para a prossecução de os direitos humanos e a proteção ambiental.

Palavras-chave : Psicologia política; Direitos humanos; Saúde mental; Desenvolvimento acadêmico; Psicologia social da libertação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )