SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue18The personal becomes political: the role of government in controlling the violence against womenA study about the stress in professionals of the logistics’ area of the automotive industry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

COELHO, Raquel Nascimento  and  AQUINO, Cássio Adriano Braz de. Inserção laboral, juventude e precarização. Rev. psicol. polít. [online]. 2009, vol.9, n.18, pp. 275-289. ISSN 2175-1390.

O texto busca analisar os efeitos da nova organização produtiva que afeta alguns coletivos, de modo especial os jovens. Tomando a juventude como uma etapa de transição à vida adulta, e o trabalho como lugar privilegiado nessa passagem, reflete-se sobre a interação entre a inserção laboral e os processos de precarização que têm caracterizado a participação dos jovens no contexto contemporâneo do trabalho. Articulando uma breve reflexão teórica e dados de pesquisas realizadas com jovens, se discute a idéia de uma indissociabilidade entre inserção laboral, precarização e juventude. Ante uma disposição a “naturalizar” essa relação, defende-se a compreensão dos mecanismos que conduzem à superação de um essencialismo e viabilizem pensar alternativas a essa tendência.

Keywords : Inserção laboral; Precarização; Juventude; Trabalho; Transição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )