SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número18O pessoal torna-se político: o papel do Estado no monitoramento da violência contra as mulheresUm estudo sobre o estresse em profissionais da área de logística da indústria automobilística índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

COELHO, Raquel Nascimento  e  AQUINO, Cássio Adriano Braz de. Inserção laboral, juventude e precarização. Rev. psicol. polít. [online]. 2009, vol.9, n.18, pp. 275-289. ISSN 2175-1390.

O texto busca analisar os efeitos da nova organização produtiva que afeta alguns coletivos, de modo especial os jovens. Tomando a juventude como uma etapa de transição à vida adulta, e o trabalho como lugar privilegiado nessa passagem, reflete-se sobre a interação entre a inserção laboral e os processos de precarização que têm caracterizado a participação dos jovens no contexto contemporâneo do trabalho. Articulando uma breve reflexão teórica e dados de pesquisas realizadas com jovens, se discute a idéia de uma indissociabilidade entre inserção laboral, precarização e juventude. Ante uma disposição a “naturalizar” essa relação, defende-se a compreensão dos mecanismos que conduzem à superação de um essencialismo e viabilizem pensar alternativas a essa tendência.

Palavras-chave : Inserção laboral; Precarização; Juventude; Trabalho; Transição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )