SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número18Inserção laboral, juventude e precarizaçãoSedução e servidão em um caso de LER/DORT: diálogo entre a psicodinâmica do trabalho e a sociologia clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

GOTO, André Kenreo; SOUZA, Maria Tereza Saraiva de  e  LIMA JUNIOR, José Vianna. Um estudo sobre o estresse em profissionais da área de logística da indústria automobilística. Rev. psicol. polít. [online]. 2009, vol.9, n.18, pp. 291-311. ISSN 2175-1390.

O artigo está fundamentado nas premissas teóricas sobre estresse ocupacional e suas manifestações, procurando desvendar as estratégias de enfrentamento do estresse pelos indivíduos nas organizações. Para tanto, resgata os conceitos definidos por Selye (1956) e analisa os depoimentos de profissionais da área de logística. O objetivo do estudo foi investigar os fatores que, na percepção dos trabalhadores, têm implicações nos níveis de estresse vivenciado no trabalho e as estratégias desenvolvidas por esses profissionais para enfrentá-lo. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionário com questões fechadas e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa revela que as atividades de logística, com prazo curto e volume excessivo de trabalho, levam os profissionais a um estado constante de estresse. As principais estratégias de enfrentamento apontadas foram a tentativa do domínio do estresse por meio do controle da carreira e dos conteúdos do trabalho para reduzir a pressão e o desgaste vivenciados no ambiente de trabalho.

Palavras-chave : Estresse ocupacional; Logística; Enfrentamento do estresse; Ambiente de trabalho; Mudanças organizacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )