SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número18Um estudo sobre o estresse em profissionais da área de logística da indústria automobilísticaEstratégias micropolíticas para lidar com o desemprego: contribuições da psicologia social do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

ROSSI, Elisabeth Zulmira; MENDES, Ana Magnólia; SIQUEIRA, Marcus Vinícius  e  ARAUJO, José Newton Garcia. Sedução e servidão em um caso de LER/DORT: diálogo entre a psicodinâmica do trabalho e a sociologia clínica. Rev. psicol. polít. [online]. 2009, vol.9, n.18, pp. 313-330. ISSN 2175-1390.

O artigo apresenta relato de pesquisa sobre um caso de uma bancária portadora de LER/DORT. Apoiado nos princípios da Psicodinâmica do Trabalho e da Sociologia Clínica discute o processo de adoecimento atravessado por um jogo de forças entre a trabalhadora e a empresa, na qual ela deixa-se seduzir pelas promessas de ter seus desejos realizados; ressalta o papel das estratégias de defesa utilizadas pela trabalhadora para transformar as fontes patogênicas do trabalho e ressignificar o sofrimento. Para a coleta de dados foi utilizada entrevista clínica, realizada individualmente; a entrevista foi analisada de acordo com a análise clínica do trabalho, metodologia que possibilita revelar as relações intersubjetivas entre o trabalhador e a organização do trabalho. A conclusão aponta para o fracasso das estratégias de defesa, a autoaceleração dos movimentos e o acometimento por LER/DORT, resultante da somatização e da submissão à sobrecarga física e psíquica de trabalho.

Palavras-chave : Trabalho; Prazer-sofrimento; Servidão e sedução; LER/DORT.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )