SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número18Seduction y servidumbre en un caso de LER/DORT: el diálogo entre la psicodinámica del trabajo y la sociología clínica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

RIBEIRO, Marcelo Afonso. Estratégias micropolíticas para lidar com o desemprego: contribuições da psicologia social do trabalho. Rev. psicol. polít. [online]. 2009, vol.9, n.18, pp. 331-346. ISSN 2175-1390.

No mundo sociolaboral contemporâneo, o emprego deixou de ser central na organização do trabalho, surgiram formas precárias de trabalho (subemprego), e aumentou significativamente o desemprego, sendo agora um fenômeno psicossocial relevante também. Diante disso, os objetivos desse artigo foram analisar o fenômeno desemprego em sua dimensão psicossocial; e refletir sobre as possibilidades de intervenção da Psicologia Social do Trabalho no atual mundo do trabalho, marcadas pelas estratégias micropolíticas. Como principais resultados, temos que a Psicologia pode contribuir: construindo uma compreensão psicossocial do desemprego (nível teórico), integrando equipes que constroem as políticas públicas de trabalho para a ampliação do seu escopo (nível político), participando das equipes que colocam em ação as políticas públicas de combate ao desemprego (nível programático), e auxiliando as pessoas em situação de desemprego com estratégias que visem à elaboração e implementação de um projeto de vida e de um plano de ação sociolaboral (nível da ação).

Palabras clave : Desemprego; Políticas públicas; Exclusão; Carreira; Psicologia social do trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )