SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Racialismo e antirracialismo em discursos de estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

PARISI, Elio Rodolfo  e  MANZI, Adrián. Modernidade e humanismo em Michel Foucault. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.19, pp. 15-23. ISSN 2175-1390.

A Kant e a Rosseau se considera na atualidade como partícipes da modernidade e como construtores da mesma nesa época. O comum entre eles dois é o acento que colocam no entendimento de que o o homem passe de uma determinada idade ou estado de organização social a outro. Os Direitos Humanos podem ser considerados como um dos elementos constitutivos da dobradiça desta passagem de uma idade a uma idade maior ou de um estado a outro. Invocando a Universalidade dos Direitos Humanos como estrutura formal válida e única, com o que nos vamos encontrar é com um saber filho da secularização. Poderia ser que no plano deste processo intitulado a modernidade como transformação, seja a forte cor humanista que se coloca cada vez mais aos Direitos Humanos o que possibilita que estes pudessem ser colocados ou usados de indistinta maneira para colorir qualquer ação social, política ou econômica.

Palavras-chave : Modernidade; Humanismo; Direitos humanos; Tensão; Psicologia política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )