SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Modernidade e humanismo em Michel FoucaultRacismo e antirracismo: a categoria raça em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

OLIVEIRA FILHO, Pedro de; SANTOS, Isabella de Oliveira  e  SOARES, Michelle Beltrão. Racialismo e antirracialismo em discursos de estudantes universitários. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.19, pp. 25-40. ISSN 2175-1390.

Neste artigo abordamos o conflito entre racialismo e antirracialismo em discursos de estudantes universitários da Universidade Federal de Pernambuco. Analisamos a produção de sentidos para o termo raça e para alguns termos usados para classificar as pessoas em relação à cor/raça no Brasil. O processo de análise fundamentou-se na orientação teórico-metodológica de um conjunto de autores que desenvolvem uma psicologia social discursivamente orientada. Foram identificados diferentes significados para o termo raça o que indica o seu caráter polissêmico no grupo em questão. Definições essencialistas para o termo raça, e para os termos usados para classificar as pessoas em termos de cor/raça, foram cuidadosamente evitadas. Diferentes estratégias discursivas foram mobilizadas para combater o racialismo.

Palavras-chave : Discurso; Psicologia social; Racialismo; Raça; Racismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )