SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Os intratáveis: o exílio do adolescente do laço social pelas noções de periculosidade e irrecuperalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

BROIDE, Jorge. Adolescência e violência: criação de dispositivos clínicos no território conflagrado das periferias. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.19, pp. 95-106. ISSN 2175-1390.

Este texto busca trazer uma contribuição ao trabalho com jovens em situação de vulnerabilidade nas periferias dos conglomerados urbanos brasileiros. Aponta para a necessidade de uma maior inserção da psicanálise no campo do conflito social através da ampliação e construção de diferentes dispositivos clínicos no território fragmentado da cidade. Aborda também, como os laços sociais que constituem os sujeitos nas situações sociais críticas se apresentam no atendimento direto realizado pelas diferentes equipes técnicas nos programas de atenção a esta população.

Palavras-chave : Psicanálise; Dispositivos clínicos; Adolescência; Território da periferia; Violência; Situações sociais críticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )