SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Massacres juvenis e paixão pelo real: o império do sentido e a discussão sobre os impasses do adolescer na atualidadeCrianças e adolescentes sob a guerra e sua relação com a ancestralidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

COSTA, Ana  e  POLI, Maria Cristina. Sexuação na adolescência: um ato performativo. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.19, pp. 141-150. ISSN 2175-1390.

Este artigo se propõe a abordar a noção psicanalítica de sexuação como movimento central da clínica com adolescentes. Destaca-se, para tanto, os impasses da elaboração freudiana acerca da bissexualidade histérica. Estes impasses produziram efeitos problemáticos nas abordagens dos movimentos adolescentes na direção da escolha de objeto, da identificação sexual e da constituição das estruturas clínicas. Por fim, busca-se destacar o retorno de Lacan aos fundamentos da linguagem na clínica freudiana, no qual a afirmação sexuada se apresenta como um ato performativo. Propõe-se assim essa leitura como resolutiva dos impasses ideológicos que o tema da sexuação na adolescência acarretou na história da psicanálise.

Palavras-chave : Psicanálise; Adolescência; Sexuação; Linguagem; Ato.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )