SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número20Psicologia política na Argentina: um percorrido pela história de uma disciplina emergenteViolência entre parceiros íntimos: uma análise relacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MENDONCA, Vítor Silva  e  ANDRADE, Angela Nobre de. A Política Nacional de Saúde do Homem: necessidade ou ilusão?. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.20, pp. 215-226. ISSN 2175-1390.

A saúde do homem surge como questão a ser estudada a partir do comportamento de risco adotado pelos próprios sujeitos do sexo masculino, muitas vezes arraigado pelos ditames de uma masculinidade hegemônica imposta socialmente. Sabe-se que o homem não possui hábitos de prevenção e eles próprios estavam colocados à margem das políticas públicas de saúde. Na tentativa de reverter essa situação o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde do Homem. Este trabalho teve por objetivo avaliar o que pensam os homens a respeito da criação de uma Política Nacional voltada para a saúde masculina. Analisou-se aqui a compreensão de 35 homens, usuários de um serviço de saúde, que identificaram aspectos relevantes para a saúde masculina, podendo servir como incentivo, e características não tão vantajosas ao se considerar uma estratégia de saúde para os homens, devido à manutenção do comportamento social dos homens de não cuidarem da saúde.

Palavras-chave : Gênero; Masculinidade; Saúde; Política pública; Atenção primária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )