SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número20A Política Nacional de Saúde do Homem: necessidade ou ilusão?A cultura como dispositivo de governo da população pela UNICEF e UNESCO: apontamentos genealógicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

CORTEZ, Mirian Béccheri; SOUZA, Lídio  e  QUEIROZ, Sávio Silveira de. Violência entre parceiros íntimos: uma análise relacional. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.20, pp. 227-243. ISSN 2175-1390.

Com base em um enfoque relacional investigou-se como as relações estabelecidas entre casais em situação de violência são descritas por eles e de que modo práticas e concepções de gênero dos casais se articulam na configuração dos episódios de violência. Para tanto, foi realizada análise de conteúdo temática de oito entrevistas realizadas com quatro casais cujos relacionamentos eram marcados por violência conjugal. A análise resultou na identificação de três categorias: 1) “Concepções de gênero”, que reúne as descrições de práticas e concepções sobre gênero; 2) “Conflitos - os desacordos entre os parceiros” e 3) “Descrição e avaliação de brigas com agressão física”. Identificou-se o questionamento de alguns padrões tradicionais de gênero pelas esposas e reafirmação dos padrões tradicionais pelos maridos. Avaliamos que a perspectiva relacional utilizada possibilitou identificar conteúdos compartilhados e contradições e discordâncias presentes nas falas dos casais, permitindo a compreensão de uma dinâmica complexa que permaneceria inacessível por meio de uma análise unilateral da relação.

Palavras-chave : Violência conjugal; Violência entre parceiros íntimos; Perspectiva relacional; Gênero; Relações de gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )