SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue20Intimate partner violence: a relational analysisThe need of the education of the power and of the control for the political and social relations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

LEMOS, Flávia Cristina Silveira. A cultura como dispositivo de governo da população pela UNICEF e UNESCO: apontamentos genealógicos. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.20, pp. 245-257. ISSN 2175-1390.

Este artigo discute como o governo da população é realizado por uma instrumentalização da cultura pelas práticas da UNESCO e do UNICEF, no Brasil. Utilizamos as contribuições teórico-metodológicas de Michel Foucault, para efetuar a problematização dos documentos selecionados. Esses organismos multilaterais têm-se posicionado no jogo de forças da cena política atual, como responsáveis pela produção da paz mundial. A presente análise pauta-se em uma das séries temáticas abordadas nos relatórios estudados: a de governo da cultura como mecanismo de redução de conflitos, com o objetivo de produzir consensos e promover uma justiça equitativa, ancorando-se na preocupação em difundir discursos de economia política sobre o objeto desenvolvimento sustentável para o Brasil. Conclui-se que a gestão da cultura pelos organismos multilaterais busca forjar um consenso mundializado, em nome da democracia e fomento aos direitos humanos, como estratégia de segurança da população.

Keywords : UNICEF; UNESCO; Governo da população; Mecanismos de controle; Cultura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )