SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número20A cultura como dispositivo de governo da população pela UNICEF e UNESCO: apontamentos genealógicosAdolescentes na corda bamba: aspectos psicossociais na relação com a lei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MARINO FILHO, Armando. A necessidade da educação do poder e do domínio para as relações sociais e políticas. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.20, pp. 259-274. ISSN 2175-1390.

Realiza-se nesse artigo uma reflexão sobre o poder como produto da atividade viva e cultural, enfatizando que a aprendizagem é o meio pelo qual o poder se desenvolve nos indivíduos. Encaminha- se uma discussão sobre a necessidade de empoderamento dos indivíduos no processo educativo e sobre a avaliação da forma desenvolvente do domínio, como meio de transformação da dominação por interesses pessoais em dominação pelos interesses coletivos, garantindo assim, um compromisso com a transmissão dos conhecimentos e a formação da consciência. Alerta-se para a necessidade do ensino pelo empoderamento dos indivíduos e para o papel da educação no cumprimento dessa tarefa. Conclui-se com uma proposição sobre a constituição do caráter da criança de forma articulada com a educação do poder e do domínio, voltados para a humanização por meio da educação política, desde o ensino fundamental.

Palavras-chave : Teoria histórico-cultural; Educação; Poder; Dominação; Educação política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )